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Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Condomínio – morador ficou sem a encomenda recebida pela portaria    

Um amigo morador de um condomínio no bairro do Morumbi/SP, me ligou esta semana para narrar o que lhe aconteceu. 

Ele fez compra pela internet de aparelho celular para sua filha. Ao tomar ciência através do rastreamento da mercadoria que a encomenda havia sido entregue, dirigiu-se até a portaria do prédio para fazer a devida retirada, mas o porteiro não encontrou a caixa com o smartphone.

O curioso, é que o funcionário levantou que a encomenda havia sido entregue no dia anterior, mas por algum motivo havia desaparecido da portaria. O zelador, ao tomar ciência dos fatos, foi imediatamente verificar as imagens do circuito interno de câmeras. Após 2 horas de análise descobriu que encomenda fora entregue por volta das 18h30, mas, como de costume, o porteiro solicitou ao motoboy que fosse deixada no interior da clausura de pedestres, encima de um aparador usado para essa finalidade, sendo certo, que outras mercadorias também estavam lá aguardando a retirada pelos moradores. 

Fiquei sabendo que os porteiros não recolhiam as entregas para dentro da guarita em razão de espaço diminuto. Ou seja, os recebíveis permaneciam à mostra dentro do pequeno espaço destinado a clausura de pedestres. 

Pois bem, às 19h45 um motoboy chegou na frente do condomínio para entregar pizza para condômino. Como estava chovendo, o porteiro autorizou que ingressasse na clausura de pedestres enquanto o morador descia para retirar a comida.

Foi nesse momento que o motoboy, ao ver diversas caixas encostadas, resolveu, discretamente, subtrair uma delas, ou seja, a que continha o celular de um dos moradores. 

Através das imagens da câmera de segurança instalada naquela localidade, foi possível desvendar o sumiço da encomenda.

Acredito que o leitor deve reparar no dia a dia, ao passar na frente de vários prédios, que é bastante comum ver encomendas recebidas apinhadas ao lado da guarita.

Com o advento da pandemia que assolou o Brasil, o volume de pedidos pela internet e telefone realizados por moradores de condomínios aumentou consideravelmente, fato que alterou a rotina de portarias.

Porteiros passaram a ter trabalho aumentado de uma hora para outra. Na grande maioria dos edifícios, o número de recebíveis é, atualmente, muito maior que antes da Covid-19, no entanto, não houve adaptação proporcional a essa nova realidade, que não é moda passageira; veio para ficar.

Síndicos devem encontrar soluções para guarda das encomendas recebidas, evitando, assim, três tipos de problemas:

1.      Extravio, ou seja, entrega de mercadoria para o recebedor errado

2.      Danos às encomendas recebidas  

3.      Subtração  

Administradores não devem esperar o pior acontecer para implementar sistema profissional e seguro para recebimento, guarda e entrega de recebíveis em condomínios. 

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