O leitor é preconceituoso? Tem o hábito de discriminar?
Uma jovem entre 20 a 25 anos estava a ponto de pular de um pontilhão. A polícia foi acionada rapidamente mas ninguém se aproximava muito por medo de que ela saltasse. Era visível que a vontade dela era tirar a própria vida. Um motoboy que passava pelo local, ao ver toda aquela movimentação, resolveu ver o que estava acontecendo. Aos poucos, foi se aproximando, mas não era por curiosidade e nem para fazer uma filmagem e postar nas redes sociais, estava, realmente, preocupado com aquela pessoa. Ele percebeu que a jovem não tinha se conectado com as falas do policial, tanto que o agente da lei, de forma inteligente, resolveu parar de falar com ela e esperar um negociador profissional.
Os minutos se passavam e a situação foi ficando demasiadamente tensa; ela poderia se jogar a qualquer momento. Então, num rompante, o motoboy falou:
“Menina, eu também já passei por isso. Deixa eu falar um pouquinho com você?”
Essa simples frase conectou os dois e ele, corajosamente, se aproximou com a permissão da moça. Conversaram um pouco quando veio a seguinte pergunta:
“Por que você quer se matar?”
A resposta foi imediata:
“Meus pais não aceitam que eu namore com uma colega de trabalho. Eles me ofendem, me discriminam e dizem que não sou digna”.
O rapaz surpreendeu e a confortou:
“Seus pais gostam de você, mas não são evoluídos e não sabem o que falam. Aceite o conselho de um desconhecido que já passou muito preconceito por ser negro, pobre e morar numa comunidade?” Pular dessa altura não vai resolver nenhum problema seu, muito pelo contrário, vai deixar rastro de dor em toda sua família, amigos e nessa moça que você gosta”.
Ela respondeu positivamente com a cabeça e lágrimas nos olhos:
“Você acaba de ser um anjo na minha vida. Nem me conhece, parou seu dia preocupado com minha atitude drástica e conseguiu abrir meus olhos. Voce é um exemplo de resistência e empatia com o próximo e tem toda razão, vou lutar pelo meu espaço e sonhos, doa a quem doer”.
Os dois saíram de mãos dadas daquele lugar e se tornaram grandes amigos.