Seu celular foi clonado
Se o amigo leitor possui telefone celular, recomendo que leia com atenção as dicas que vou fornecer. A febre de clonagem de linhas celulares vem aumentando assustadoramente. Quando menos espera, o usuário percebe que a conta do celular apresentou um valor astronômico, com ligações para diversos estados e mesmo para outros países.
• Como podemos descobrir se o telefone foi clonado?
Alguns sintomas denunciam a ação dos criminosos, tais como:
1) O usuário passa a ter dificuldades em completar ligações;
2) Amigos ligam para seu número e quem atende é pessoa desconhecida, dizendo que houve um engano;
3) O valor da conta do celular é incompatível com o uso;
4) O usuário recebe várias chamadas de cidades distantes, de pessoas desconhecidas;
Se você notar algumas dessas ocorrências em sua linha celular, entre em contato imediatamente com a operadora e comunique suas suspeitas.
• Como os larápios clonam as linhas celulares?
Basicamente eles necessitam apenas do número da linha celular (CDMA ou TDMA) e do número de série que está estampado na parte interna do aparelho, geralmente atrás da bateria.
• Quais as cautelas que o usuário deve tomar para dificultar a ação das quadrilhas especializadas?
1) Ao desembarcar em aeroportos ou rodoviárias, não ligue seu telefone celular. Nesses casos, os aparelhos com tecnologia CDMA e TDMA, podem operar em “roaming”, que é o serviço que permite receber e fazer ligações fora da área de cobertura da operadora. Ocorre que, muitas vezes, o celular passa a funcionar no modo analógico, onde a comunicação entre o aparelho e a estação rádio-base da operadora, é feita por ondas de rádio FM, que não são encriptadas, como no modo digital. Assim, criminosos se posicionam com um aparelho denominado scanner, que captura as informações das pessoas que ligam seus celulares em aeroportos e rodoviárias. Portando, jamais ligue seu telefone celular após desembarcar em outra cidade. Somente ligue o aparelho após sair de um raio de 2 km;
2) Não empreste seu telefone celular para pessoas desconhecidas;
3) Somente leve seu celular para conserto em lojas autorizadas;
4) Se alguém ligar para você, intitulando-se representante de sua operadora e pedindo para apertar algumas teclas de seu aparelho, desligue imediatamente, pois estão querendo clonar sua linha celular.
Dr. JORGE LORDELLO
Escritor Internacional
Pesquisador Criminal
Palestrante e Conferencista
Delegado de Polícia Licenciado
Consultor de Segurança
Apresentador do Programa Proteja-se
© Direitos Autorais Reservados