A decisão de fazer ou não é sempre sua; a responsabilidade também
Tenho reparado nas redes sociais cada vez mais pessoas reclamando e dando a entender que a “culpa” é sempre dos outros. Não posso concordar com esse tipo de raciocínio.
Em princípio, temos apenas duas coisas a realizar na vida:
1)Fazer algo
2)Não fazer e aguardar que algo interessante aconteça como num passe de mágica ou milagre divino.
Quando deixamos de arriscar ou de tomar alguma atitude, praticamos a omissão, ou seja, nenhum esforço é dispendido. É claro que essa é a pior estratégia, pois, dessa forma, não tomamos as rédeas de nossas vidas.
A única, e melhor opção, é colocar a mão na massa, ou seja, ter um objetivo definido; traçar metas a curto, médio e longo prazo e promover ações diárias. Para tanto, já vou adiantando, é preciso muito esforço, foco, dedicação, disciplina e persistência.
Parece difícil, e, geralmente, costuma ser mesmo. Mais fácil é resmungar, reclamar e se colocar como vítima da família, dos amigos, da situação econômica, dos políticos ou dizer que é um dos esquecidos por Deus.
Quanto maior o desafio, mais ações devemos empregar no universo e, consequentemente, surgem problemas e percalços naturais. No entanto, quando se atinge o objetivo, a sensação de vitória e satisfação é imensa.
A única maneira de conseguir o que se quer da vida, é investir nela o que se tem de melhor. E a única forma de fazer isso, é através de esforço e ações.
É claro que se pode arriscar um pouquinho e deixar as coisas acontecerem. Talvez você seja aquinhoado pela sorte, embora isso raramente aconteça.
A melhor opção, sem sombra de dúvida, é dar todos os dias um passo à frente; dar o melhor de si e fazer o que tem que ser feito, sem adiamentos e protelações.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br