Condomínio com 1 portão grande para entrar autos e dois para sair!
QUAIS OS PROBLEMAS E AS MELHORES SOLUÇÕES EM SEGURANÇA?
Passando por uma rua no bairro na Zona Oeste/SP, reparei num prédio de classe média alta com situação inusitada na clausura de autos. Minhas pesquisas na área criminal apontam que muitos síndicos cometem o mesmo equívoco registrado pela foto acima.
O condomínio apresenta portão principal com largura que permite a passagem lateralmente de dois carros. Alerto para essa situação, pois é um ponto de vulnerabilidade. Quadrilhas especializadas em invasões a prédios aproveitam essa possibilidade para adentrar na carona lateral do auto conduzido por morador. Com o acionamento do segundo portão, os marginais adentram na área de garagem. A estratégia é esperar o condômino estacionar o carro para transformá-lo na primeira vítima a ser rendida.
A questão que me chamou a atenção e foi determinante para redigir este artigo, é que na área interna foram instalados dois portões, ou seja, foi estabelecida uma área específica para moradores saírem com os carros da garagem e o portão ao lado para ingressarem.
Mas Lordello, aonde você está vendo problema?
A primeira vulnerabilidade já comentei, que é a possibilidade de ingresso na região de clausura de auto não autorizado. O outro problema, é que o portão principal vai ser acionado duas vezes mais e sem a mínima necessidade. Com isso, é óbvio que a possibilidade de quebra do mecanismo será maior.
Em palestras que realizo em todo Brasil, tenho instruído síndicos a promoverem nos condomínios, principalmente por causa do item segurança familiar, o que chamo de “reforma definitiva”, ou seja, que será efetiva por longo tempo.
Mas qual a solução?
Muito simples e prática. Sugiro que o síndico promova duas alterações:
1) Divisão ao meio do portão principal: o condomínio passará a ter algo espetacular para a segurança; o que chamo de “entrada e saída independentes para autos”. Como vai funcionar? Através do portão do lado direito, os carros de moradores irão ingressar, sendo que o portão da esquerda será usado somente para saída da garagem. Observe que com essa estratégia o fluxo de entrada e saída de autos terá mais agilidade, pois enquanto um carro estiver saindo, outro poderá entrar ao mesmo tempo e sem conflito de espaço.
2) Instalação de gradil na clausura, separando as duas áreas de fluxo de autos de sentidos opostos. A estratégia é formatar duas clausuras completas para que um veículo, por exemplo, não tenha possibilidade de ingressar com o auto na clausura ao lado.